
Na tarde desta quinta-feira (4), os alunos das turmas SVL (Serviço de Vivências Laborais) 2 e 3, do período vespertino da Apae de Brusque, realizaram uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA Central) do Samae.
Os estudantes foram acompanhados pelas professoras Thays Batista Vieira, Caterine Amorim e pela psicóloga Ketlin Martinenghi. Eles foram recebidos pela agente de ETA, Nívia Raquel Oliveira Alencar Imhof, que apresentou todas as etapas do tratamento, explicando desde como a água chega do rio até como ela vai para as residências.
A professora Thays Batista Vieira explicou que a turma está estudando sustentabilidade e que, durante uma das aulas, surgiu a curiosidade dos alunos sobre o funcionamento do tratamento de água. Segundo ela, “foi aí que nasceu a ideia de trazê-los para saber de onde vem a água, como é tratada e como chega às nossas casas”.
Thays ainda destacou a importância da experiência: “A visitação foi muito boa, porque creio que eles aprenderam muito. Depois, eles podem repassar esse conhecimento para suas famílias e amigos, explicando como a água entra no Samae e como chega até suas casas”.
Ela reforçou ainda que a compreensão desse processo ajuda na consciencialização, “principalmente no verão, quando se gasta muita água. Se eles sabem de onde ela vem, também vão ter mais consciência de como utilizá-la”, finaliza Thays.








